Neurofeedback
Neurofeedback é uma ferramenta de treinamento cerebral que tem como objetivo melhorar o funcionamento fisiológico do cérebro, aperfeiçoando os padrões associados à nossa capacidade cognitiva, física e emocional.

Como funciona a sessão de Neurofeedback no Sistema Brain-Trainer?
- A pessoa senta em frente a uma tela.
- São conectados sensores na cabeça que vão medir e transmitir os sinais captados pelo cérebro.
- Um programa de computador interpreta esses sinais e os devolve à pessoa.
- Sempre que um dos objetivos é alcançado é oferecido um reforço positivo em forma de imagens e sons.
- O cérebro é treinado para melhorar seus padrões enquanto a pessoa assiste a um filme, lê, joga ou simplesmente relaxa.
- Com o passar das sessões o cérebro aprende novas maneiras de funcionar, tornando-se mais flexível e funcional.
São levantadas as queixas e os objetivos do cliente. É feito um mapeamento cerebral para identificar os padrões de atividade elétrica do cérebro. Com esses dados é elaborado um plano de treinamento.
O que é Neurofeedback
Assista a essa série de vídeos curtos para saber mais!
Descubra o que é Neurofeedback e como ele funciona
Neurofeedback é uma ferramenta que tem como objetivo melhorar o funcionamento fisiológico do cérebro, aperfeiçoando os padrões associados à nossa capacidade cognitiva, física e emocional. O que ajuda sua vida a mudar também!
É um treinamento que atua no funcionamento elétrico do cérebro, criando novos padrões de energia. Por isso ele é tão poderoso!
A forma como pensamos, agimos, sentimos e nos comportamos tem relação direta com nossa atividade cerebral.
Ao longo do tempo desenvolvemos hábitos energéticos que vão se tornando estáveis em nossos cérebros. Apesar de todos eles visarem nosso melhor funcionamento, alguns podem se tornar menos funcionais do que outros.
É muito difícil mudar alguns hábitos indesejados com terapias, produtos químicos ou técnicas de controle consciente, pois a maioria deles se encontra abaixo do nosso nível de consciência.
Treinar os padrões elétricos do cérebro pode melhorar de forma significativa a sua vida, que tal entender então o que são esses padrões elétricos e qual é o seu papel no trabalho com neurofeedback?

Frequências Cerebrais e a Nossa Vida
A atividade elétrica do cérebro se manifesta através das chamadas frequências ou ondas cerebrais.
Podemos dizer que a frequência é uma medida de velocidade da atividade dos nossos neurônios. As mais conhecidas são 5: Delta, teta, alfa, beta e gama.
Cada uma delas está associada a tipos de funcionamentos específicos.
Que tal alguns exemplos?
As frequências Delta estão relacionadas ao sono profundo, as ondas Teta se relacionam com a percepção, processamento de imagens e criatividade.
Alfa é muito encontrada em grandes meditadores, pois tem relação com o estado de presença, sem processamento de informações.
As frequências Beta são acionadas em regiões do cérebro onde estão ocorrendo os processamentos de informações e as frequências Gama são responsáveis pela integração da atividade cerebral.
Nossas experiências de vida e nossos hábitos afetam a forma como acontece a produção e a distribuição dessas frequências em nosso cérebro. Isso nem sempre acontece de forma eficiente e equilibrada, podendo ocorrer alterações no funcionamento esperado.
Já foi demonstrado por estudos acadêmicos, por exemplo, que pessoas com grande atividade de ondas lentas na parte da frente do cérebro costumam se distrair com mais facilidade e serem mais impulsivas.
Se isso acontecer predominantemente no hemisfério esquerdo a pessoa também pode ter uma tendência maior à depressão. Por outro lado, as pessoas com excesso de ondas rápidas no lado direito costumam ser mais ansiosas, sofrerem mais com irritabilidade, ou insônia, por exemplo.

E como é possível detectar e treinar esses padrões de atividades elétricas do cérebro?
A proposta do neurofeedback, dentro do Sistema Brain-Trainer, é começar fazendo um mapeamento para levantar quais são os padrões específicos daquela pessoa, e depois treinar para melhorá-los.
Quando esses sinais são enviados para um amplificador, ele decodifica e encaminha tudo para um programa, que já faz toda a análise dos dados para você. Isto tudo é feito de forma segura. Não precisa se preocupar, pois não dá choque.
Com base na gravação dos dados do cérebro, e nos objetivos da pessoa, o nosso programa TQ gera automaticamente um plano de treinamento mostrando onde e como treinar.


E-book Gratuito sobre Neurofeedback
Sim, as neurociências são para você! E queremos te mostrar como elas podem transformar de forma significativa a sua vida! Baixe o e-book e descubra!

Descubra como treinar o cérebro, da mesma maneira como você treina o seu corpo, e mude o curso da sua vida de uma maneira que você nunca tinha imaginado.
Peter Van Deusen Tweet
Neurofeedback: Treinando seu cérebro como você treina seu corpo
Para treinar seu corpo você começa avaliando seus pontos fortes e fracos. Você obtém um plano de treinamento com base nas coisas que precisa melhorar.
Você faz exercícios e recebe feedback para saber como está respondendo. Se você quer ganhar força, observa as variáveis do treinamento, como o peso que está levantando, número de séries, repetições…
Para treinar seu cérebro a lógica é bem parecida.
A avaliação da Brain-Trainer ajuda a identificar quais áreas podem ser interessantes e desejáveis para transformar em sua vida, para que você alcance o seu melhor. E durante os treinos você vai exercitando para atingir esses objetivos.

Como o neurofeedback acontece na prática?
Você pode estar se perguntando: como acontecem esses treinamentos que são tão poderosos a ponto de alterar padrões de frequências cerebrais?
Em todas as sessões são colocados sensores na cabeça para captar os sinais do cérebro. Esses sinais são enviados para um amplificador que decodifica e encaminha tudo para um computador.
Um programa interpreta esses sinais e mostra para a pessoa, o tempo todo, as informações de como está o seu funcionamento cerebral.
Como acontece o feedback de som
Quando o feedback é de som, essas informações retornam para a pessoa através de feedbacks auditivos. São sons que parecem uma música pronta, mas, não se iluda, cada um desses sons é uma resposta direta às atividades cerebrais.
Você pode não ter consciência disso, mas seu cérebro identifica que aquele som está relacionado a sua atividade. Para cada ativação, em cada ponto que está sendo medido, o programa oferece retornos sonoros utilizando diferentes instrumentos, timbres e volumes. Sempre que aquela atividade específica se repete, o som aparece novamente.
São sons constantes, leves e agradáveis que mostram para o cérebro o que está acontecendo com ele ao longo do tempo.
Como acontece o feedback de sombra
Além desse espelho, a outra forma de atuação do neurofeedback é através de reforço positivo.
Ele pode acontecer através de uma sombra colocada em frente a um vídeo que a pessoa está assistindo.
Essa sombra fica mais clara todas as vezes em que o cérebro atinge os objetivos estipulados ou fica mais escura quando ele voltar ao padrão anterior.
É como se o cérebro estivesse diante de um “espelho”.
Isso faz com que ele possa buscar uma forma mais eficiente de ativação, pois ele é naturalmente programado para trabalhar com maior eficiência, flexibilidade e menor gasto de energia.

Como acontece o feedback nos games
Outro tipo de feedback, que é bastante divertido, são os games.
Eles não são jogos comuns, pois são movidos pela atividade cerebral.
Quando a pessoa se concentra, por exemplo, o carrinho anda mais rápido.
Adultos e crianças adoram se sentir desafiados a ativar o cérebro para fazer o pacman fugir do fantasma.
O cérebro aprende com o feedback
Com tudo isso o cérebro se percebe e busca imediatamente novas formas de funcionamento.
Já tentou treinar uma apresentação em frente ao espelho? Quando você se observa, consegue fazer muitos ajustes para melhorar. O programa fornece ao cérebro um espelho, isto é o feedback.
Então ele se percebe e vai ajustando seus modos de funcionamento, alterando seus padrões. Aprende novas formas de usar sua energia, de funcionar. E o melhor, tudo isso sem drogas invasivas ou estímulos.
Ele forma novos hábitos que se ajustam melhor ao que a pessoa deseja para si hoje. E tudo acontece de dentro para fora!
Efeitos duradouros
Aos poucos o cérebro consolida essa forma mais eficiente de funcionar e, não tendo mais por que voltar ao funcionamento antigo, vai se auto reforçando e melhorando cada vez mais, mesmo depois de ter terminado seu processo de treinamento com neurofeedback.
Dessa forma, após algum tempo, é possível parar de treinar sem retroceder… Você deve então ter percebido, que quanto a isto é bem diferente de um treinamento físico, em que, se você para de fazer exercícios, parece que tudo se perde rapidamente…
Mais uma prova de que o poder do cérebro é realmente incrível, não é mesmo?
Para que serve o Neurofeedback?
O neurofeedback ajuda a tornar os padrões cerebrais mais eficientes e, com isso, melhorar diversas questões relacionadas a:
Atenção
Concentração
Ansiedade
Depressão
Dificuldade de aprendizagem
Preparação para vestibular e concursos
Reabilitação neurológica
Alto rendimento de atletas e profissionais
Muito mais!!!
Tudo isso acontece, pois, os treinos utilizados pelo Sistema Brain-Trainer são definidos através de uma avaliação individual, específica para a necessidade de cada pessoa, alcançando os objetivos que são melhores para ela.
O que acontece nos atendimentos?
Conheça como é o processo de atendimento dos treinadores formados pelo Sistema Brain-Trainer.
Levantamento de queixas e objetivos.
Mapeamento Cerebral
Análise de dados e definição do plano de treinamento.
Sessões de Treinamento
Rastreamento dos Resultados
Avaliação de Resultados
Quer conhecer mais?
Temos um curso para você que deseja saber mais sobre o neurofeedback, que é também o primeiro passo da nossa formação para trabalhar com a ferramenta!
Quem somos nós
A Brain-Trainer International (BTI) trabalha com Neurofeedback há 30 anos, estando presente em mais de 30 países. Nós, da Brain-Trainer Brasil, somos os distribuidores do Sistema Brain-Trainer no país.
Oferecemos tudo o que é preciso para o exercício profissional com neurofeedback. Se o seu objetivo é conhecer mais sobre a jornada de formação acesse esta página. E caso busque por um treinador certificado perto de você, encorajamos que visite o nosso mapa de treinadores.
Presente em 38 países, o Sistema Brain-Trainer é utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo. O treinamento cerebral transforma vidas, e o melhor: de dentro para fora.
Veja o quê os nossos treinadores de neurofeedback dizem
PARABÉNS e GRATIDÃO.
O que é neurofeedback, ele realmente funciona?
Veja o conteúdo também em formato de vídeo!
Saiba mais sobre o Neurofeedback através do nosso Ebook exclusivo!
Para mais informações preencha o formulário e receba o nosso ebook em seu email.
O Sistema Brain-Trainer foi criado exclusivamente para treinamento cerebral. Não tem função diagnóstica ou de tratamento e não substitui a consulta com um profissional da saúde.