Cursos

Ilustração do artigo sobre neurofeedback

Alto desempenho: O poder do estado interno

Já se perguntou como alcançar o seu melhor desempenho em momentos decisivos? Descubra o poder do estado interno, e que isto é treino!

Sumário

Você já se perguntou por que algumas pessoas conseguem se destacar em momentos cruciais, enquanto outras com habilidades e treinamento similares não conseguem corresponder?

O que diferencia um piloto “top gun” de seus colegas que foram treinados da mesma forma?

E como alguns indivíduos, mesmo sem vantagens físicas ou habilidades excepcionais, conseguem brilhar quando a pressão por resultados é alta?

Existe algum segredo, técnica de meditação ou truque por trás disso?

Vamos abordar essas questões.

Silenciando o ruído mental, foco no presente

Ao pesquisar o cérebro de mestres em Taichi, atletas de alto desempenho, artistas, pilotos “top gun,” equipes de forças especiais e executivos de sucesso um fascinante padrão foi revelado.

Todos eles conseguem acessar um mesmo estado interno, que os impulsiona durante o desempenho. 
Chamaremos esse estado de “sem-self.” 

Nele, não há pensamentos intrusivos, tentativas excessivas, autocrítica, preocupações com o futuro ou com o passado. Tudo isso fica em segundo plano.

A mente permanece no presente, aberta ao que acontece ao redor, permitindo que o cérebro e o corpo utilizem suas habilidades desenvolvidas ao longo da prática intensa.

A energia do momento decisivo

Esse estado silencia a voz crítica da mente e elimina o “e se…” da equação. Ele direciona a energia para o momento presente, quando é crucial. Ele não desperdiça energia com distrações.

A competição só termina quando realmente acaba, muitas vezes nos momentos finais. Quem mantém a energia e a confiança nesses momentos tem a melhor chance de alcançar o sucesso, pois não está preocupado com a possibilidade de fracasso.

No entanto, alcançar esse estado interno requer prática e comprometimento, assim como aperfeiçoar qualquer outra habilidade complexa. Não é um atalho, truque de última hora, ou algo que pode ser ignorado durante a preparação.

Além do "eu": A chave para o pico de desempenho

É verdade que algumas estrelas podem ter vidas pessoais turbulentas, mas sua ascensão meteórica costuma ser efêmera.

Há poder em focar em si mesmo por um tempo, mas eventualmente, você pode ser superado por alguém que transcende o “eu”.

A chave para alcançar seu auge é aprender a ser mais do que apenas você mesmo.

Como encontrar um lugar interior que não está preocupado com vitórias e derrotas até que o jogo termine? Como aprender a descansar quando não há ação para que você possa dar o seu melhor quando for necessário?

Tornar-se o melhor em seu desempenho, no final das contas, envolve se tornar uma versão aprimorada de si. Requer treino!

Autor: Peter Van Deusen é um visionário treinador de cérebros que estuda, desenvolve e aplica a técnica há mais de 30 anos. É o fundador da Brain-Trainer International e possui gravações em português de aulas Master Class de aprimoramento para treinadores de neurofeedback.

Veja este conteúdo em vídeo:

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outros conteúdos

Comente!

E-book Gratuito sobre Neurofeedback

Sim, as neurociências são para você! E queremos te mostrar como elas podem transformar de forma significativa a sua vida! Baixe o e-book e descubra!
Ebook Gratuito Conheça o Neurofeedback em 3D
Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá. Para darmos continuidade ao seu atendimento, clique no botão iniciar chat.