Cursos

Ilustração do artigo sobre neurofeedback

Estresse, ansiedade, depressão, burnout e hábitos cerebrais

Entenda mais sobre a curva SAD e a dinâmica do estresse, ansiedade, depressão e burnout. Entenda a relação disto com hábitos cerebrais.

Sumário

Estresse: A resposta interna ao mundo externo

O estresse é uma reação natural do corpo a situações desafiadoras, mas o que muitos não percebem é que ele ocorre internamente, dentro de nós.

Quando tentamos controlar o incontrolável, quando ansiamos por mais controle do que realmente podemos ter, o estresse toma conta.

O custo disso é alto, pois nosso cérebro entra em modo de alerta máximo, consumindo recursos. Quando realmente existe um perigo, vale o custo. 

Ansiedade: Quando o estresse se torna permanente

Ao longo do tempo, a resposta ao estresse pode se transformar em ansiedade, um estado constante de alerta que prejudica nossa capacidade de reagir adequadamente a perigos reais.

Nesse estado, nossos recursos internos são direcionados para combater inimigos imaginários, e isso pode esgotar nosso cérebro, levando a uma redução significativa na produção de energia.

Depressão: O resultado do desgaste mental

Quando nosso cérebro está sobrecarregado pelo estresse e pela ansiedade, a depressão pode se instalar.

As células cerebrais perdem sua capacidade de funcionar adequadamente, resultando em sintomas de depressão.

Esse ciclo de estresse, ansiedade e depressão é frequentemente chamado de curva SAD, e pode até mesmo causar dor física e fadiga.

Mudando hábitos: Uma jornada para o bem-estar

A maneira como nosso cérebro percebe o perigo e responde a ele é, em grande parte, um hábito duradouro.

A mudança de hábitos é uma tarefa desafiadora, mas essencial.

Esteja você enfrentando ansiedade, depressão ou estresse, saiba que existem maneiras de aprender novos hábitos, mesmo para um cérebro já “acostumado” com velhos padrões de uso de energia.

Autor: Peter Van Deusen é um visionário treinador de cérebros que estuda, desenvolve e aplica a técnica há mais de 30 anos. É o fundador da Brain-Trainer International e possui gravações em português de aulas Master Class de aprimoramento para treinadores de neurofeedback.

Veja este conteúdo em vídeo

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outros conteúdos

Comente!

E-book Gratuito sobre Neurofeedback

Sim, as neurociências são para você! E queremos te mostrar como elas podem transformar de forma significativa a sua vida! Baixe o e-book e descubra!
Ebook Gratuito Conheça o Neurofeedback em 3D
Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá. Para darmos continuidade ao seu atendimento, clique no botão iniciar chat.