O que é neurofeedback?
Neurofeedback é um treinamento cerebral, também conhecido como neuromodulação autorregulatória. Ele visa melhorar o funcionamento fisiológico do cérebro, tornando os padrões cerebrais mais eficientes e aperfeiçoando nossas capacidades cognitivas, físicas e emocionais.
O processo funciona da seguinte maneira: sensores são colocados na cabeça da pessoa para captar os sinais elétricos do cérebro, de maneira semelhante ao que ocorre em um eletroencefalograma (EEG). Esses sinais são então processados e exibidos em tempo real por meio de gráficos ou de forma auditiva e visual. Com essa informação, o cérebro pode aprender a se autorregular, ajustando seus padrões de funcionamento para alcançar um desempenho mais eficiente e equilibrado.
O neurofeedback pode auxiliar na transformação positiva de vários aspectos da vida, como atenção, memória, regulação do sono e bem-estar, além de ajudar na superação de estresse, trauma, ansiedade, depressão e burnout. A verdadeira conquista proporcionada pelo neurofeedback é a capacidade de cada pessoa superar seus próprios desafios e atingir o pico do seu próprio potencial.
Como funciona o neurofeedback?
O neurofeedback atua no funcionamento elétrico do cérebro, trabalhando com as ondas cerebrais (frequências) que estão relacionadas a todos os nossos comportamentos, emoções e desempenho.
O processo é não invasivo, seguro e sem contraindicações. Ele funciona como um espelho, mostrando ao cérebro como ele está operando através de feedback. Esse feedback permite que o próprio cérebro se autoregule de maneira mais eficiente, modificando seus padrões de frequências elétricas (delta, teta, alfa, beta e gama).
Isso resulta em efeitos duradouros e eficientes. O neurofeedback não insere nada no cérebro; ele simplesmente facilita o processo natural de autoregulação do cérebro.
Para quem é indicado o neurofeedback?
Qualquer pessoa pode se beneficiar do neurofeedback, pois quase todos os aspectos da nossa vida estão relacionados ao funcionamento do cérebro. É uma ferramenta interessante para todos que desejam melhorar em relação a si mesmos e conquistar uma vida melhor.
O Sistema Brain-Trainer foi criado exclusivamente para treinamento cerebral e não tem função diagnóstica ou de tratamento, não substituindo a consulta com um profissional da saúde. O ponto de partida para os treinamentos é um mapeamento cerebral detalhado, adaptando o treinamento às singularidades de cada indivíduo. Não é necessário ter um diagnóstico clínico para se beneficiar desta tecnologia.
Quais profissionais podem fazer neurofeedback?
A capacitação em neurofeedback da Brain-Trainer é aberta a todos que estão dispostos a se engajar no aprendizado, proporcionando a habilidade de atuar com excelência e segurança. O neurofeedback é uma escolha estratégica tanto para uso profissional quanto pessoal, expandindo as possibilidades de cuidado próprio e para com aqueles ao seu redor.
O neurofeedback é uma ferramenta complementar para a atuação de profissionais que buscam promover o desenvolvimento humano. Portanto, não há restrição de uso por uma classe profissional, sendo compatível com toda profissão ou atuação cujo objetivo seja ajudar as pessoas a ter uma vida melhor.
Conheça o potencial transformador do neurofeedback e como ele pode ser um divisor de águas na sua jornada de crescimento pessoal. Aproprie-se das neurociências aplicadas e experimente uma evolução profunda e autêntica em sua vida, de seus familiares e clientes, de dentro para fora.
Cérebro: O grande maestro!
A forma como pensamos, agimos, sentimos e nos comportamos tem relação direta com nossa atividade cerebral.
Ao longo do tempo desenvolvemos hábitos energéticos que vão se tornando estáveis em nossos cérebros. Apesar de todos eles visarem nosso melhor funcionamento, alguns podem se tornar menos funcionais do que outros.
É muito difícil mudar alguns hábitos indesejados com terapias, produtos químicos ou técnicas de controle consciente, pois a maioria deles se encontra abaixo do nosso nível de consciência.
Treinar os padrões elétricos do cérebro pode melhorar de forma significativa a sua vida, que tal entender então o que são esses padrões elétricos e qual é o seu papel no trabalho com neurofeedback?
Frequências cerebrais e a nossa vida
A atividade elétrica do cérebro se manifesta através das chamadas frequências ou ondas cerebrais.
Podemos dizer que a frequência é uma medida de velocidade da atividade dos nossos neurônios. As mais conhecidas são 5: Delta, teta, alfa, beta e gama.
Cada uma delas está associada a tipos de funcionamentos específicos.
Que tal alguns exemplos?
As frequências Delta estão relacionadas ao sono profundo, as ondas Teta se relacionam com a percepção, processamento de imagens e criatividade.
Alfa é muito encontrada em grandes meditadores, pois tem relação com o estado de presença, sem processamento de informações.
As frequências Beta são acionadas em regiões do cérebro onde estão ocorrendo os processamentos de informações e as frequências Gama são responsáveis pela integração da atividade cerebral.
Nossas experiências de vida e nossos hábitos afetam a forma como acontece a produção e a distribuição dessas frequências em nosso cérebro. Isso nem sempre acontece de forma eficiente e equilibrada, podendo ocorrer alterações no funcionamento esperado.
Já foi demonstrado por estudos acadêmicos, por exemplo, que pessoas com grande atividade de ondas lentas na parte da frente do cérebro costumam se distrair com mais facilidade e serem mais impulsivas.
Se isso acontecer predominantemente no hemisfério esquerdo a pessoa também pode ter uma tendência maior à depressão. Por outro lado, as pessoas com excesso de ondas rápidas no lado direito costumam ser mais ansiosas, sofrerem mais com irritabilidade, ou insônia, por exemplo.
E como é possível detectar e treinar esses padrões de atividades elétricas do cérebro?
A proposta do neurofeedback, dentro do Sistema Brain-Trainer, é começar fazendo um mapeamento para levantar quais são os padrões específicos daquela pessoa, e depois treinar para melhorá-los.
Quando esses sinais são enviados para um amplificador, ele decodifica e encaminha tudo para um programa, que já faz toda a análise dos dados para você. Isto tudo é feito de forma segura. Não precisa se preocupar, pois não dá choque.
Com base na gravação dos dados do cérebro, e nos objetivos da pessoa, o nosso programa TQ gera automaticamente um plano de treinamento mostrando onde e como treinar.
Descubra como treinar o cérebro, da mesma maneira como você treina o seu corpo, e mude o curso da sua vida de uma maneira que você nunca tinha imaginado.
Peter Van Deusen
Neurofeedback: Treinando seu cérebro como você treina seu corpo
Para treinar seu corpo você começa avaliando seus pontos fortes e fracos. Você obtém um plano de treinamento com base nas coisas que precisa melhorar.
Você faz exercícios e recebe feedback para saber como está respondendo. Se você quer ganhar força, observa as variáveis do treinamento, como o peso que está levantando, número de séries, repetições…
Para treinar seu cérebro a lógica é bem parecida.
A avaliação da Brain-Trainer ajuda a identificar quais áreas podem ser interessantes e desejáveis para transformar em sua vida, para que você alcance o seu melhor. E durante os treinos você vai exercitando para atingir esses objetivos.
Como o neurofeedback acontece na prática?
Você pode estar se perguntando: como acontecem esses treinamentos que são tão poderosos a ponto de alterar padrões de frequências cerebrais?
Em todas as sessões são colocados sensores na cabeça para captar os sinais do cérebro. Esses sinais são enviados para um amplificador que decodifica e encaminha tudo para um computador.
Um programa interpreta esses sinais e mostra para a pessoa, o tempo todo, as informações de como está o seu funcionamento cerebral.
Como acontece o feedback de som
Quando o feedback é de som, essas informações retornam para a pessoa através de feedbacks auditivos. São sons que parecem uma música pronta, mas, não se iluda, cada um desses sons é uma resposta direta às atividades cerebrais.
Você pode não ter consciência disso, mas seu cérebro identifica que aquele som está relacionado a sua atividade. Para cada ativação, em cada ponto que está sendo medido, o programa oferece retornos sonoros utilizando diferentes instrumentos, timbres e volumes. Sempre que aquela atividade específica se repete, o som aparece novamente.
São sons constantes, leves e agradáveis que mostram para o cérebro o que está acontecendo com ele ao longo do tempo.
Como acontece o feedback de sombra
Além desse espelho, a outra forma de atuação do neurofeedback é através de reforço positivo.
Ele pode acontecer através de uma sombra colocada em frente a um vídeo que a pessoa está assistindo.
Essa sombra fica mais clara todas as vezes em que o cérebro atinge os objetivos estipulados ou fica mais escura quando ele voltar ao padrão anterior.
É como se o cérebro estivesse diante de um “espelho”.
Isso faz com que ele possa buscar uma forma mais eficiente de ativação, pois ele é naturalmente programado para trabalhar com maior eficiência, flexibilidade e menor gasto de energia.
Como acontece o feedback nos games
Outro tipo de feedback, que é bastante divertido, são os games.
Eles não são jogos comuns, pois são movidos pela atividade cerebral.
Quando a pessoa se concentra, por exemplo, o carrinho anda mais rápido.
Adultos e crianças adoram se sentir desafiados a ativar o cérebro para fazer o pacman fugir do fantasma.
O cérebro aprende com o feedback
Com tudo isso o cérebro se percebe e busca imediatamente novas formas de funcionamento.
Já tentou treinar uma apresentação em frente ao espelho? Quando você se observa, consegue fazer muitos ajustes para melhorar. O programa fornece ao cérebro um espelho, isto é o feedback.
Então ele se percebe e vai ajustando seus modos de funcionamento, alterando seus padrões. Aprende novas formas de usar sua energia, de funcionar. E o melhor, tudo isso sem drogas invasivas ou estímulos.
Ele forma novos hábitos que se ajustam melhor ao que a pessoa deseja para si hoje. E tudo acontece de dentro para fora!
Efeitos duradouros
Aos poucos o cérebro consolida essa forma mais eficiente de funcionar e, não tendo mais por que voltar ao funcionamento antigo, vai se auto reforçando e melhorando cada vez mais, mesmo depois de ter terminado seu processo de treinamento com neurofeedback.
Dessa forma, após algum tempo, é possível parar de treinar sem retroceder… Você deve então ter percebido, que quanto a isto é bem diferente de um treinamento físico, em que, se você para de fazer exercícios, parece que tudo se perde rapidamente…
Mais uma prova de que o poder do cérebro é realmente incrível, não é mesmo?
Para que serve o Neurofeedback?
O neurofeedback ajuda a tornar os padrões cerebrais mais eficientes e, com isso, melhorar diversas questões relacionadas a:
- Atenção
- Concentração
- Estresse
- Ansiedade
- Depressão
- Aprendizagem
- Hiperatividade
- Relaxamento físico e mental
- Memória
- Cognição
- Sono
- Hiperatividade
- Preparação para vestibular e concursos
- Reabilitação neurológica
- Alto rendimento para atletas e profissionais
E muito mais!
Tudo isso acontece, pois, os treinos utilizados pelo Sistema Brain-Trainer são definidos através de uma avaliação individual, específica para a necessidade de cada pessoa, alcançando os objetivos que são melhores para ela.
O que acontece nos atendimentos?
Conheça como é o processo de atendimento dos treinadores na metodologia do Sistema Brain-Trainer.
Levantamento de queixas e objetivos
Primeiro é feito um levantamento das queixas e objetivos do cliente através de entrevista e de um questionário online que foi criado para auxiliar a avaliação das características e modo de funcionamento cerebral.
Etapa 1Mapeamento Cerebral
É feito um mapeamento cerebral através da técnica de eletroencefalografia. Sensores são colocados no couro cabeludo e são coletadas e gravadas as atividades elétricas do cérebro para que seja feito um levantamento dos padrões de funcionamento daquela pessoa. As gravações são feitas com olhos fechados, abertos e no momento em que executam tarefas de foco, atenção, cálculo, leitura e identificação de padrões.
Leia maisEtapa 2Análise de dados e definição do plano de treinamento
O Sistema Brain-Trainer oferece um Programa para análise completa de todos esses dados levantados no mapeamento. Ele gera gráficos que possibilitam a interpretação e a identificação dos padrões cerebrais daquela pessoa. Com este recurso é possível observar quais são os principais padrões de funcionamento daquele cérebro e levantar quais deles mais se relacionam com as queixas e objetivos da pessoa. Com base nessas informações é criado um plano de treinamento individualizado que será utilizado ao longo das sessões.
Etapa 3Sessões de Treinamento
Sensores captam sinais do cérebro e enviam a um computador. O Programa utilizado pelo Sistema Brain-Trainer interpreta esses sinais e os devolve para a pessoa mostrando o tempo todo como está o seu funcionamento cerebral. É como se o cérebro estivesse diante de um “espelho”. Esse processo tem um grande potencial de auxiliar o cérebro a se auto - regular. Sinais sonoros e/ou visuais são disparados de acordo com os alvos estabelecidos para o treino e vão ajudando o cérebro a modular seu funcionamento. Ao ”observar” seu modo de funcionamento, o cérebro passa a buscar formas mais eficientes de ativação. Ao longo das sessões o cérebro é desafiado e estimulado a melhorar seu desempenho e, com isso, os avanços começam a ocorrer no dia a dia da pessoa. Ela passa a dormir melhor, a se concentrar e relaxar com mais facilidade, sua memória melhora, ela consegue ficar mais atenta e focada e passa a aprender melhor. Fica emocionalmente mais equilibrada. Tudo isso faz com que o cérebro queira buscar esses novos padrões de forma mais constante.
Etapa 4Rastreamento dos Resultados
Com o decorrer das sessões vão ocorrendo mudanças graduais e definitivas. Os padrões cerebrais mudam e, com isso, os hábitos da pessoa vão se tornando mais eficientes. O cérebro aprende a trabalhar de forma mais eficiente e com menor gasto de energia e, por isso, não tem mais por que voltar ao antigo padrão. É possível parar de treinar sem que haja recaídas e, inclusive, por aprender formas mais eficientes, a pessoa começa a se mostrar cada vez melhor, mesmo após terminar seu processo de treinamento. O programa possibilita a avaliação e geração de gráficos dos resultados durante o processo, levantando os avanços alcançados e redirecionando os treinamentos para progressos cada vez mais significativos.
Etapa 5Avaliação dos Resultados
Após o término das sessões é feito um novo questionário para avaliar como evoluíram as questões relacionadas às queixas iniciais. São gerados diversos gráficos de análise comparativa entre o antes e depois para avaliar os resultados alcançados.
Etapa 6Como é uma sessão de Neurofeedback?
Processo com o Sistema Brain-Trainer
São levantadas as queixas e os objetivos do cliente. É feito um mapeamento cerebral para identificar os padrões de atividade elétrica do cérebro. Com esses dados é elaborado um plano de treinamento. As sessões de neurofeedback são assim:
- A pessoa senta em frente a uma tela.
- São conectados sensores na cabeça que vão medir e transmitir os sinais captados pelo cérebro.
- Um programa de computador interpreta esses sinais e os devolve à pessoa.
- Sempre que um dos objetivos é alcançado é oferecido um reforço positivo em forma de imagens e sons.
- O cérebro é treinado para melhorar seus padrões enquanto a pessoa assiste a um filme, lê, joga ou simplesmente relaxa.
- Com o passar das sessões o cérebro aprende novas maneiras de funcionar, tornando-se mais flexível e funcional.
Depoimentos de clientes de neurofeedback
Encontre um profissional de neurofeedback
Para localizar treinadores certificados em neurofeedback próximos a você, acesse nosso mapa. Utilize o cursor para aproximar o mapa da sua localidade e identificar os profissionais mais próximos. Os dados de contato estarão disponíveis para facilitar o contato com o profissional escolhido.
Quer conhecer mais?
Temos um curso para você que deseja saber mais sobre o neurofeedback, que é também o primeiro passo da nossa formação para trabalhar com a ferramenta!
Como aprender a atuar com o neurofeedback?
Nós oferecemos cursos de aprendizagem inicial, avançada e formação continuada para todos aqueles que querem aprender e se aperfeiçoar em neurofeedback. Conheça a jornada de formação para se certificar a atuar com nossos equipamentos e programas:
Curso de Introdução ao Neurofeedback
Curso ideal para quem busca compreender o que é o neurofeedback, como ele funciona e qual sua eficácia. Você terá acesso a explicações teóricas e estudos de caso. O Curso de Introdução é, também, a primeira etapa para quem quer aprender a trabalhar com neurofeedback.
Veja maisEtapa 1 - ACurso de Fundamentos Teóricos para a Formação em Neurofeedback
O Curso de Fundamentos em Neurofeedback fornece as bases teóricas e práticas necessárias para aprender a técnica do Sistema Brain-Trainer. A participação prévia no Curso de Introdução ao Neurofeedback é obrigatória, pois este curso aprofunda os conhecimentos adquiridos anteriormente.
Veja maisEtapa 1 - BEquipamentos
O Kit de Equipamentos para Iniciantes da Brain-Trainer Brasil é oferecido no intuito de facilitarmos o processo para todos que pretendem iniciar com a prática do neurofeedback. Ele inclui o amplificador, a touca e o kit de eletrodos.
Veja maisProgramas
Os programas BT2 e TQ8 são complementares e projetados para serem utilizados em conjunto. Com acesso via assinatura (mensal ou trienal) diretamente pelo site da Brain-Trainer Internacional, o pagamento é recorrente e realizado em dólar. Junto com o Kit de Equipamentos, esses programas oferecem tudo o que você precisa não apenas para o aprendizado prático, mas também para a aplicação contínua do neurofeedback utilizando o Sistema Brain-Trainer.
Veja maisCurso Prático Supervisionado
O Curso Prático Supervisionado aborda o aprendizado do mapeamento e treinamento cerebral. Disponível individualmente por videoconferência gravada ou em pequenos grupos presenciais, as aulas são agendadas conforme a conveniência do participante com o Supervisor(a) Brain-Trainer de escolha. A conclusão do Curso de Fundamentos para Formação em Neurofeedback é obrigatória.
Veja maisEtapa 2Aprimoramento Contínuo
Todo bom treinador de cérebro nunca para de estudar. A Brain-Trainer oferece diversos cursos, palestras, grupos de estudos, congressos e pesquisas, sempre expandindo nossas soluções, pois a construção do conhecimento é constante.
Veja maisAprimoramentoDepoimentos de profissionais de neurofeedback
Quem somos nós
A Brain-Trainer International (BTI) trabalha com Neurofeedback há 30 anos, estando presente em mais de 30 países. Nós, da Brain-Trainer Brasil, somos os distribuidores do Sistema Brain-Trainer no país.
Oferecemos tudo o que é preciso para o exercício profissional com neurofeedback. Se o seu objetivo é conhecer mais sobre a jornada de formação acesse esta página. E caso busque por um treinador certificado perto de você, encorajamos que visite o nosso mapa de treinadores.
Presente em 38 países, o Sistema Brain-Trainer é utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo. O treinamento cerebral transforma vidas, e o melhor: de dentro para fora.
Descubra ainda mais sobre o neurofeedback
Assista a essa série de vídeos curtos que preparamos para você!