Cursos

Ilustração com uma pessoa assombrada, simbolizando um trauma.

Como o trauma afeta sua vida?

Entenda mais sobre como um cérebro treinado propicia uma base emocional mais sólida para uma vida saudável e equilibrada.

Sumário

Entendendo o trauma

Imagine viver em uma casa onde os problemas parecem nunca acabar.

Você repara vazamentos no teto apenas para vê-los retornar. As portas não se fecham corretamente, as janelas emperram, e rachaduras surgem nas paredes e no chão.

Os canos continuam quebrando. Você chama especialistas para corrigir esses problemas repetidamente, apenas para se ver enfrentando as mesmas questões.

E então, você descobre algo surpreendente: sua casa foi construída sobre uma base instável devido a um terremoto que ocorreu durante a construção. A raiz de todos esses problemas está na falta de uma base sólida.

Isso é o que o trauma faz com uma pessoa.

Sempre que nos vemos em situações que nos forçam a querer mais controle do que podemos ter, começamos a sentir um estresse avassalador.

A importância de entender o trauma

É altamente improvável que qualquer um de nós alcance a idade adulta sem enfrentar algum tipo de trauma.

Para alguns, no entanto, o trauma é tão intenso, precoce ou persistente que se assemelha a um terremoto que abala a base de sua identidade. Uma vez que esses padrões se estabelecem em nosso corpo e mente, eles podem nos tornar menos capazes de enfrentar situações estressantes.

Assim como o coelho paralisado, podemos nos sentir congelados mesmo quando há oportunidade de escapar. Quanto mais traumas afetam nossas fundações emocionais, maior é a probabilidade de sermos revividos por novos eventos traumáticos.

Trauma, sintomas e uma nova perspectiva

No entanto, assim como chamamos especialistas para reparar os problemas em nossa casa, também podemos buscar ajuda para tratar os sintomas do trauma.

Você tem dificuldades para dormir? Existe tratamento para isso. Experimentando ansiedade, depressão ou irritação? Existem soluções para essas questões.

Alguns podem dizer que se trata de um desequilíbrio químico no cérebro. No entanto, muitas vezes, essas soluções não trazem melhorias duradouras e, com o tempo, a sensação de que a vida está piorando pode se intensificar.

Até que um dia, alguém lhe fala sobre a importância de lidar com as fundações emocionais. Isso faz todo o sentido.

Sua incapacidade de confiar nos outros, por exemplo,  pode estar enraizada em lições precoces de que a confiança é perigosa. Seu corpo e mente podem estar presos em uma resposta ao estresse que só conhece o congelamento.

Você pode receber um diagnóstico e tratamento, mas a melhora pode não ser evidente. Afinal, como reparar uma fundação após a construção da casa?

Conclusão

A compreensão do trauma e o cuidado com as fundações emocionais são passos cruciais na jornada de superação.

Um cérebro treinado propicia uma base emocional mais sólida para uma vida mais saudável e equilibrada.

Autor: Peter Van Deusen é um visionário treinador de cérebros que estuda, desenvolve e aplica a técnica há mais de 30 anos. É o fundador da Brain-Trainer International e possui gravações em português de aulas Master Class de aprimoramento para treinadores de neurofeedback.

Veja este conteúdo em vídeo:

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outros conteúdos

Comente!

E-book Gratuito sobre Neurofeedback

Sim, as neurociências são para você! E queremos te mostrar como elas podem transformar de forma significativa a sua vida! Baixe o e-book e descubra!
Ebook Gratuito Conheça o Neurofeedback em 3D
Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá. Para darmos continuidade ao seu atendimento, clique no botão iniciar chat.