O nosso cérebro desempenha um papel fundamental em todos os aspectos da nossa vida, desde o modo como pensamos, aprendemos e nos lembramos até a forma como administramos nossas tarefas diárias, solucionamos problemas e lidamos com nossas emoções.
Agora imagine se você pudesse efetivamente remodelar o seu próprio cérebro, para melhorar a capacidade dele de desempenhar estes papéis?
Parece algo saído de um filme de ficção científica? No entanto, esta possibilidade é real, está mais próxima de você que imagina e vem sendo praticada fazem anos por pessoas de todo o mundo: O neurofeedback.
Cérebro: Mais do que uma central de controle
Este órgão de aproximadamente um quilo e meio, situado no topo da nossa coluna vertebral, é responsável por muito mais do que costumamos considerar.
Além de comandar nossos pensamentos e emoções, ele também regula nossa capacidade de lidar com o estresse, realizar tarefas físicas e manter funções vitais, como o sono, digestão, respiração, frequência cardíaca e pressão sanguínea.
O cérebro não é apenas uma central de controle; é uma fábrica de energia, substâncias químicas e complexas redes de comunicação que se desenvolvem desde o nascimento até o presente momento.
Ele até mesmo possui a capacidade de se autoregenerar.
Seu cérebro criou hábitos
Assim como qualquer outra parte do nosso corpo, o cérebro é suscetível a hábitos.
Quando ele aprende uma forma de enfrentar desafios, tende a continuar usando essa abordagem, mesmo quando não é a mais eficaz.
Se você pudesse alterar os hábitos energéticos do seu cérebro, liberando-se dos antigos padrões e adotando novos, seria capaz de transformar quase todos os aspectos da sua vida.
Pense nos seus padrões de pensamento diário, no seu humor e no seu desempenho. Todos eles têm raízes nos hábitos do seu cérebro.
Assim, ao modificar esses padrões cerebrais, você pode estabelecer novos hábitos que serão tão consistentes e naturais quanto os antigos.
E se fosse possível transformar estes hábitos?
A boa notícia é que essa transformação não é um sonho distante.
Milhares de pessoas em todo o mundo já fizeram isso ao longo de um quarto de século, e a eficácia desse processo foi comprovada em centenas de livros e artigos.
A pergunta que fica é: como exatamente podemos treinar nosso cérebro da mesma forma que treinamos nosso corpo?
Assim como você pode melhorar a produção de energia do seu corpo com exercícios aeróbicos, ganhar flexibilidade e equilíbrio com yoga ou pilates, e aumentar a força muscular com musculação, o cérebro também pode ser exercitado.
No entanto, como fazemos isso?
Treinando as bases para um você melhor
É disto que se trata o neurofeedback: treinar seu cérebro para promover mudanças positivas em todos os aspectos da sua vida.
Nós, da Brain-Trainer, oferecemos uma solução completa para quem quer atuar profissionalmente com o neurofeedback.
Se quiser aprofundar mais neste assunto, temos um ebook gratuito disponível abaixo para download. Aproveite!
Autor: Peter Van Deusen é um visionário treinador de cérebros que estuda, desenvolve e aplica a técnica há mais de 30 anos. É o fundador da Brain-Trainer International e possui gravações em português de aulas Master Class de aprimoramento para treinadores de neurofeedback.